O Sono do bebê

A qualidade do sono interfere diretamente no desenvolvimento infantil. Confira as principais questões que literalmente tiram o sono dos pais e aprenda a fazer o seu bebê a ter uma noite tranqüila e segura.

Algumas crianças são naturalmente mais agitadas que outras?

Sim, cada criança tem um temperamento próprio. No entanto, existem fatores que podem favorecer a calma ou a agitação. Por exemplo, se respeitarmos os horários de sono do bebê, sem estimular ele demais, isso contribui para ele ficar mais calmo. Uma rotina regular é fundamental para manter o bebê de bom humor!

Meu bebê só quer dormir no colo. Devo deixá-lo chorar um pouco antes de pegá-lo?

Só os pais sabem realmente quando é hora de pegar seu filho no colo ou não. Porém, existem bebês que desenvolveram o hábito de dormirem apenas no colo, o que costuma se tornar um problema assim que eles crescem e ficam mais pesados. Para mudar esse hábito precisamos entender primeiro por que o bebê chora quando é colocado no berço. A prática de simplesmente deixar o bebê chorando até que ele desista ou canse não é aconselhável do ponto de vista psicológico. Existem técnicas seguras e profissionais habilitados para auxiliar os pais nesse processo.

É possível treinar a criança para dormir bem?

A palavra treinar não é a mais adequada nesse caso. O sono tranquilo é reflexo de um dia tranquilo e de hábitos de sono saudáveis. Existem também as questões de relacionamento que interferem diretamente na qualidade e quantidade de sono do bebê. Desta maneira, para ter boas noites de sono é preciso cuidar desses aspectos.

Nos primeiros meses de vida alguns pais colocam um bercinho no quarto do casal para facilitar a amamentação. Isso pode atrapalhar futuramente?

Muitos pais optam por colocar o bebê em um berço ou no carrinho próximo a sua cama nos primeiros meses de vida do bebê. Se isso vai tranqüilizá-los e incentivar o aleitamento materno, essa prática pode ser adotada. De qualquer forma, caso os pais optem em colocar o bebê para dormir no quarto do casal é indicado que ele durma em um berço ou co-sleeper, e não na cama junto aos pais. Depois o ideal é que durma no seu próprio quarto no berço.

Como fazer o bebê a dormir sozinho no berço?

Se o bebê dorme desde o início em seu berço e em seu espaço, essa adaptação não é necessária. Mas se ele é mudado de lugar depois que já está grande o suficiente para perceber a mudança, uma adaptação pode ser necessária. Nesse caso, os pais devem ser pacientes e acolher as solicitações do bebê, acalmando-o sempre que necessário, sem ceder à vontade da criança de voltar para ao esquema anterior. Existem técnicas seguras e profissionais habilitados para auxiliar os pais nesse processo. Nos primeiros meses de vida o bebê precisa de um tempo até se adaptar a vida fora do útero.

Existem muitos relatos de pais que colocam o filho para dormir na mesma cama do casal. Essa atitude pode ser prejudicial? Porquê?

Sim, essa atitude pode ser prejudicial por vários motivos. O principal deles é que dormir na mesma cama aumenta a incidência da síndrome da morte súbita. Durante o sono, quando relaxados, acidentalmente os adultos podem rolar sobre o bebê, ou sufocá-lo com as cobertas. Além disso, dormir com os pais cria um hábito difícil de ser removido no futuro; além de privar o casal de sua intimidade.

De acordo com a faixa etária, quantas horas as crianças precisam dormir para ter uma vida saudável?

A quantidade de sono varia muito de pessoa para pessoa. Assim como existem adultos que se satisfazem com 6 horas de sono, existem aqueles que precisam de 9 horas de sono ou mais para se sentirem bem. Com as crianças é a mesma coisa. O pais não devem se prender a esse número e sim observar se seus filhos estão se desenvolvendo adequadamente. Se a criança está crescendo normalmente, se tem bom humor, consegue manter a atenção nas atividades que realiza e parece feliz, então provavelmente ela está tendo um número satisfatório de horas de sono.

Atualmente qual a posição indicada pelos pediatras e especialistas?

O bebê deve ser colocado sempre para dormir de barriga para cima.

Lojas Bicho Papão
Lojas Bicho Papão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *