Como escolher a cadeirinha de carro e transportar os pequenos com segurança

Os estudos não deixam dúvidas: cadeirinhas de carro adequadas e corretamente instaladas são capazes de reduzir em até 70% o risco de morte em um acidente de trânsito.

Por isso, desde a saída da maternidade é obrigatório transportar os recém-nascidos para casa em um bebê-conforto ou cadeirinha de carro.

O bebê conforto e a cadeirinha de carro evitam que movimentos mais bruscos, até mesmo em curtos deslocamentos, machuquem os bebês, que apresentam estrutura sensível e ainda em desenvolvimento.

Qual a melhor cadeirinha de carro?

A compra do produto é um dos momentos que mais geram dúvidas, pois, acertar na escolha nem sempre é uma tarefa simples. Perguntas como: Qual a melhor cadeirinha de carro? Como saber qual o modelo ideal para a fase da criança, são as questões mais frequentes. 

Para proporcionar proteção e conforto aos pequenos, os equipamentos precisam ser indicados de acordo com o peso, idade e tamanho da criança, garantindo assim o bem estar e segurança até mesmo em percursos mais curtos. Por isso, vale a pena pesquisar e pedir orientações nas lojas especializadas e com os fabricantes sobre qual o melhor modelo para a fase do seu filho.

Como instalar a cadeirinha de carro?

Existem duas formas de instalar as cadeirinhas de carro: usando o cinto de três pontos do veículo, que é o mais convencional ou com o sistema Isofix.

A instalação correta da cadeirinha de carro garante a segurança do seu filho. Por isso, leia o manual de instruções, assista aos vídeos que alguns fabricantes disponibilizam ou peça auxílio na loja em que for comprar o produto, as lojas físicas costumam oferecer essa consultoria.

Clique abaixo e aprenda como fazer a instalação com Isofix:

O que é Isofix?

Isofix é um sistema muito seguro,  padronizado internacionalmente, que permite instalar a cadeirinha no carro de forma bem prática.

As cadeirinhas que contam com o sistema Isofix possuem 3 pontos de ancoragem que se prendem diretamente à carroceria do veículo.

São dois conectores Isofix na cadeirinha que se fixam nos pontos de ancoragem na base do assento traseiro do veículo e um terceiro ponto que pode ser uma cinta superior ou uma haste de suporte frontal que impede que a cadeirinha se movimente em caso de acidente ou freada brusca.

Mas para usufruir desse novo mecanismo, é necessário também que o veículo esteja preparado para receber a tecnologia. Infelizmente, modelos nacionais mais antigos de carros não dispõem desse sistema. Por isso, verifique no manual de instruções.

Com ou sem Isofix as cadeirinhas de marcas reconhecidas, testadas e com selo do Inmetro são igualmente seguras. O grande problema das cadeirinhas com cinto de 3 pontos é que nem sempre a instalação é feita de maneira correta, o que pode comprometer a segurança.

Testes comprovam que cadeirinhas com sistema ISOFIX se mostram excepcionalmente seguras, pois sua funcionalidade e praticidades são excepcionais, já que sua instalação é muito mais simples do que a instalação com o cinto de segurança do automóvel, minimizando o risco do uso incorreto. Uma recente pesquisa observou que apenas 48% das cadeirinhas instaladas com o cinto de segurança têm sua fixação realizada de forma correta, contra 96% dos que são instalados com o dispositivo ISOFIX.

A boa notícia é que a partir do próximo ano todos os veículos fabricados no Brasil já vão contar com esse sistema.

Selecionamos uma galeria com os modelos de cadeirinhas que contam com o sistema Isofix:

Se você tiver dúvidas sobre qual a melhor cadeirinha de carro para a fase do seu filho, deixe aqui nos comentários.

Serviço de Instalação

Disponibilizamos de um serviço exclusivo de instalação de cadeirinhas de carro para quem adquire os produtos pelo nosso site ou em uma de nossas lojas físicas.

Lojas Bicho Papão
Lojas Bicho Papão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *