Bebês seguros em casa

Saiba como deixar sua casa segura para receber o bebê

Os perigos que envolvem o dia-a-dia dos pequenos estão mais próximos do que se pode imaginar. Todos os anos, milhares de crianças são vítimas de acidentes em decorrência da falta de informação dos pais e de cuidados indispensáveis dentro e fora de casa. Estes e muitos outros acidentes podem ser evitados com muita prevenção aliada a cuidados básicos.

Nossa intenção, de maneira alguma, é deixá-lo apavorado e inseguro; apenas queremos alertá-lo de que certos cuidados devem ser incorporados à rotina da família como prevenção. Crianças caem e se machucam… nada mais natural. Mas saber sobre os eventuais riscos ajuda a caminhar na trilha oposta à deles e a viver mais sossegado com esses pequenos curiosos. Eles querem explorar o mundo e com alguns cuidados simples, poderão crescer e se desenvolver com segurança.

Segundo dados da ONG Criança Segura, medidas simples podem evitar cerca de 90% dos acidentes. No site da instituição (www.criaçasegura.org.br), você pode visualizar uma residência virtual que aponta os maiores perigos dentro de casa e as soluções para fugir deles.

No berço ou na cama

Quando se tem crianças ou bebês em casa a primeira medida de segurança importantíssima é a instalação de grades de segurança nas janelas e sacadas dos apartamentos.

Além disso, mantenha camas, armários e outros móveis longe das janelas, evitando que a criança os utilize como escadas para alcançar o vão aberto.

Cuidado, também, com cordas e enfeites com os quais os pequenos possam se amarrar. Procure berços que estão dentro das normas de segurança. Todo o projeto para a fabricação de um berço passa por requisitos básicos de segurança, como a distância entre as grades, por exemplo.

Os modelos seguros contam com regulagem de altura para quando o bebê cresce e começa a querer ficar em pé. 

Evite encher o berço de bichinhos de pelúcia ou itens que com peças pequenas e que podem se soltar.

Os protetores de berço servem para proteger o corpinho do bebê de “bater” nas laterais enquanto dormem. Verifique se o modelo escolhido tem amarrações firmes para que ele não se solte.

Segurança no trocador:

Na hora de trocar seu bebê na cômoda, jamais tire suas mãos dele. Um segundo que vc se virar, ele pode cair. Caso tenha necessidade de se afastar da cômoda, mantenha uma das mãos segurando seu bebê. Eles crescem de um dia para o outro e num piscar de olhos já sabem se virar.

Na cama dos pais:

O mesmo acontece quando algumas mães vão trocar o bebê na cama do casal. Ouvimos muitos relatos de quedas nessa situação. Caso for tirar uma soneca na sua cama coloque-o em um ninho (acessório especifico para os bebês que vc encontra em nossas lojas).

Brinquedos seguros

Antes de comprar um brinquedo, verifique se ele é apropriado para a idade da criança – através da identificação da faixa etária recomendada na embalagem – e procure o selo do INMETRO, que garante que o produto foi testado e aprovado. Brinquedos muito pequenos ou com peças diminutas devem ser abolidos, já que a criança pode engoli-los e provocar engasgamento.

Um inocente ursinho de pelúcia pode ser perigoso, já que o olho do bicho pode se soltar, se não estiver devidamente fixado. Esteja atento, também, na embalagem, para saber se o brinquedo em questão é atóxico. Afinal, os pequenos adoram levá-lo à boca. Uma dica: utilize um testador de partes pequenas de brinquedos para determinar se o modelo escolhido apresenta perigo de engasgamento em crianças de até 3 anos. Utilize uma embalagem de filme fotográfico como referência. Se o brinquedo couber dentro dela, é sinal de perigo.

Objetos perigosos

Antes de colocar seu pimpolho para se divertir no chão da sala, tenha certeza de que o piso encontra-se livre de objetos pequenos, como botões, colar de contas, bolas de gude, moedas e tachinhas, especialmente se ele tiver menos de 4 anos de idade.

As gavetas da cozinha também devem ser motivo de atenção, ainda mais aquelas que guardam facas e acessórios pontiagudos.

Assim que o bebê começar a andar ou a se apoiar, ele certamente vai se sentir atraído por locais que armazenam talheres, ferramentas, tesouras e outros materiais extremamente perigosos. Portanto, esses objetos devem permanecer no alto ou você deve lançar mão de travas de gavetas, um equipamento de segurança muito eficiente.

Existem no mercado travas específicas para esse fim ( esses acessórios de segurança você encontra nas nossas lojas).

Lojas Bicho Papão
Lojas Bicho Papão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *